domingo, 20 de novembro de 2011

Carvão ou Diamante?

Se fosse possível escolher, o que você seria: carvão ou diamante? A princípio, pode parecer uma escolha óbvia, pois acredito que ninguém quer ser carvão. Só quer ser diamante não é apenas ter um valor altíssimo. Ser diamante é ir muito além disso, pois o valor que possui um diamante só é alto assim se entendermos como ele é formado.
Carvão e Diamante são minerais ricos em carbono.
Mas por que são tão diferentes? A resposta está no processo de formação.
Os diamantes são obtidos em altíssimas pressões a partir no magma presente no interior de Terra. Isso faz com que os diamantes sejam belos, duráveis e muito valiosos.
Já o carvão surge de um processo bem mais simples: através da decomposição de folhas, vegetação e árvores. Tudo isso ocorre embaixo da terra, onde as temperaturas se elevam em relativa pressão. As mudanças físicas e químicas propícias a essas condições formam o carvão. E se compararmos, num tempo bem inferior ao gasto na formação dos diamantes.
Ao analisar o comportamento humano, percebo que também nós, muitas vezes, em consequência da formação que tivemos, seremos carvão ou diamante.
Existem aqueles que irão preferir um amadurecimento mais rápido, menos doloroso, aproveitando-se da história dos outros e sem capacidade ou coragem para escrever a própria história. São esses que chamo de pessoas-carvão.
Mas também existem aqueles que enfrentam as agruras do dia a dia com coragem, cabeça erguida e peito aberto. Que entendem que as adversidades nos farão mais valiosos. Que entendem que a pressão do ambiente vai ser o responsável por nos tornar mais fortes. Que percebem que muitas vezes esse processo é solitário, mas que nunca estaremos sozinhos. Essas são as pessoas-diamante.
É fácil escolher ser diamante, mas quando as dificuldades dessa escolha começam a surgir é mais fácil ainda optar por ser carvão.
Não podemos esquecer que a base do carvão e do diamante é mesmo elemento. Mas o que diferencia um do outro é a capacidade que um tem de transformar tudo aquilo que acontece em oportunidade de tornar uma pedra preciosa.
Nenhum diamante nasce pronto. Ele vai se tornando diamante. Vai sendo formado. Como também nenhum carvão nasce pronto.
Nenhum de nós nasce pronto. Vamos nos tornando e nos transformando ao longo de nosso existência.
Ser carvão ou diamante é uma escolha que fazemos.

Eu escolhi ser diamante. Sei que não será um processo fácil. Sei que as coisas ficarão ainda mais difíceis. Mas também sei que não estou sozinho. Cada dia vou encontrando uma pessoa-diamante. Cada dia vou aprendendo mais, tornando-me melhor.
Sei que nunca estarei pronto. Sei que o processo nunca estará finalizado. E é exatamente isso que me faz ir além, querer ser mais, melhor, mais forte, mais valioso... MAIS DIAMANTE!

Um comentário:

  1. Amigo eu também quero ser DIAMANTE, porque até chegar a excelência se transforma a cada dia e essa transformação é sempre para melhor. E pessoa diamante tem o dom de encontrar também pessoas diamantes porque o bem se conhece, claro que encontraremos outros tipos de pessoas que podem mudar para melhor ou ficarem onde estão. A escolha é sempre nossa, seja boa ou não.

    Bjs

    ResponderExcluir